quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Tradições de Natal


O Natal está a chegar a passos largos.....e porque cada região tem maneiras e tradições de festejar o Natal, sugiro que deixem ficar um pequeno comentário do modo como festejam esta festa da familia e quais as tradições que usam.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Ora bem eu moro em coimbra e cá em casa temos a tradição de no dia 1 de dezembro enfeitar a casa, onde ñ falta a árvore de natal e um grande presépio. Na vespera de natal eu, a minha mãe e a minha mana, logo pela manhã começamos a fazer os docinhos de natal: as rabanadas douradas, o tronco de natal, as azevias, arroz doce, os sonhos, velhoses e folhóses.Prepara-se o perú para no dia de natal de manhã assar no forno.
Antes da ceia, prepara-se uma linda mesa, onde tb ñ falta o bolo-rei. Prepara-se a ceia: bacalhau cozido com todos! Por volta das 21h começamos a cear ( é um pouco cedo mas os meus avós ñ gostam de comer mt tarde), depois papa-se uns docinhos e divertimo-nos um pouco: jogamos às cartas, ao monopolio até à meia noite. ai abrimos os presentes e depois de tudo bem visto e revisto vamos deitar!No dia de Natal papamos o perú com arroz árabe. e assim se passa um Natal em familia, com mt alegria!
Beijitos
andreia

Anónimo disse...

Olá!
Eu moro em águeda que fica a cerca de km de aveiro, cá em casa enfeita-se a arvore tb no inicio de dezembro.Na vépera de natal fazemo os doces tradicionais,rabanadas, bolo rei, sonhos,azevias. Para a ceia não falta o bacalhau assado no formo com broa, peru ou galo assado, carne assada e no final um vinho do porto. Para ajudar a chegar mais de pressa a meia-noite vemos um filme e este ano como tenho um sobrinho com anitos vou fazer de pai natal, no ano passado como era mt pequeno assustou-se e não parava de chorar,coitadinho apanhou cá um susto!
Bjs e Bom natal!

Unknown disse...

Oi!;)
Eu sou da Póvoa de Lanhoso (muito perto de braga) e festejo o natal com a minha família (que é muito, muito grande)reunidos na casa da minha avó!
É uma borga total pq tenho familiares assim a baterem um cadinho mal das ideias!!lol
Há muita música (algumas alusivas ao natal), prepara-se smp alguma coisinha para os mais novinhos fazerem (teatros, passagens de modelos, cantares e dançares, etc...) em que alguns adultos tb participam pq têm ainda mais panca que os mais novos...
Os comes são os habituais (acho eu!!) muito bacalhau cozido e assado na brasa, roupa velha, polvo, bifes e cabrito... entre os doces temos: aletria, rabanadas, formigos, leite creme, bolo-rei (comprado) e pão-de-ló... e eu, últimamente, tenho feito bolo de chocolate, bolo de cenoura e umas bolachinhas de limão, porque não gosto da maioria dos doces tradicionais...
Depois como o nosso natal dura, e dura, e dura... também ceamos com um arrozinho de bacalhau a fugir pelo prato fora (arroz de bacalhau fresco, pra quem não conhece esta expresão) e camarão tigre grelhado com piri-piri...
E é assim que passo a minha época preferida... rodeada de muito amor e carinho, com as pessoas que mais amo no mundo! É lógico que no meio deste turbilhão de coisas, está incluida uma visitinha do meu namorado... que eu também amo muito!!;)
Beijinhos
Natalocas